O sistema cardio-circulatório: Para que serve?
O corpo humano é formado por trilhões de células que constituem diferentes sistemas, entre os quais os sistemas: respiratório, digestório, excretor, reprodutor e circulatório. Cada sistema engloba diversos órgãos, que trabalham juntos com a mesma finalidade: manter a homeostase (equilíbrio dinâmico entre os diversos sistemas). Cada órgão, por sua vez, é constituído por diferentes tecidos. No caso do sistema circulatório encontramos o tecido muscular estriado no coração, o tecido sanguíneo e os tecidos que formam as paredes dos vasos (artérias, veias e capilares). Mas a unidade básica de todos os tecidos é a célula.
Todas as células que constituem um organismo precisam receber nutrientes e eliminar substâncias para realizar, adequadamente, suas funções.
Em organismos de pequeno porte (até aproximadamente um milímetro de diâmetro) as trocas de substâncias com o meio são feitas por difusão, mecanismo de entrada e saída de substâncias através da membrana celular de acordo com o seu gradiente de concentração, sempre a difusão ocorre do local de maior concentração da substância para o local de menor concentração. Porém, nos animais de grande porte muitas células situam-se distantes das áreas de troca de substâncias e desta forma se fez necessário o desenvolvimento de um sistema de transporte: o sistema cárdio-circulatório ou cardiovascular.
Além do transporte de substâncias o sistema cárdio-circulatório possibilita a interação entre os diversos órgãos e sistemas do organismo transportando, não só nutrientes dos locais de absorção (trato gastrointestinal) para todas as células e gases respiratórios (oxigênio, O2, e dióxido de carbono, CO2), como também, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos alvos. É o sistema cárdio-circulatório quem coleta metabólicos celulares excretados e catabólitos direcionados ao fígado para metabolização ou aos rins para excreção. Em adição, colabora na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vasocronstrição periférica), e apresenta papel na defesa do organismo contra perdas de sangue (caso um vaso se rompa, hemostasia) e contra infecções através do transporte de células do sistema imunológico (como macrófagos, mastócitos, células T).
Quais os componentes do sistema cárdio-circulatório dos mamíferos?
O sistema cárdio-circulatório é constituído pela interação entre o coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Assim, precisamos ter uma noção sobre a constituição de cada um destes elementos:
As artérias são mais espessas e suas pressões são mais altas que a dos outros vasos, pois são responsáveis por distribuir o sangue arterial (mais rico em O2 e nutrientes). Artérias são vasos que saem do coração.
Autores:
Juliana Irani Fratucci de Gobb,
Paloma Grazielle Bittencourt da Silva,
Data Publicação: 00/00/0000
Página: http://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&num=7+&pag=2